Exames Secundário 2.º fase - Reapreciações

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Integração de crianças ucranianas na Escola

PortugalForUkraine Letras

EDUCAÇÃO

 

  • Sou cidadão ucraniano e preciso de inscrever os meus filhos na escola, é possível fazê-lo de imediato?
    • Sim, têm acesso ao sistema de ensino público em condições idênticas às dos nacionais. O governo de Portugal tem uma política em que defende a inclusão de todas as crianças no sistema de ensino.
  • Sou cidadão ucraniano e pretendo frequentar o sistema de ensino português. O que devo fazer?
  • Grau escolar que tenho na Ucrânia, o que devo fazer?
    • Se tiver os diplomas/certificados de habilitações originais consigo deve:
    • Traduzir de forma certificada o documento para português.
    • Dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua área de residência e apresentar o documento original e a tradução certificada para iniciar o processo de matrícula escolar.

Todos os cidadãos estrangeiros menores, com idades entre os 6 anos e os 18 anos, têm direito ao acesso à Educação. Neste sentido, as crianças e jovens provenientes da Ucrânia serão integrados no sistema de Educação, tão rápido quanto possível, tal como acontece com qualquer outra criança e jovem que chegue ao País no decurso do ano letivo

 

Os moldes desta integração estão a ser delineados a nível nacional, tendo em consideração os resultados das auscultações feitas a entidades que possam contribuir de forma significativa para um processo ágil e simplificado de acesso à Educação.

 

No sentido de agilizar a integração, no nosso sistema educativo, de crianças e jovens beneficiários ou requerentes de proteção internacional, que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, foram estabelecidas medidas extraordinárias ao nível da:

  • Concessão de equivalências de habilitações estrangeiras e/ou posicionamento e inserção num dado ano de escolaridade e oferta educativa, com simplificação de procedimentos;
  • Integração progressiva no currículo português e reforço da aprendizagem da língua portuguesa;
  • Constituição de equipas multidisciplinares, com a missão de propor e de desenvolver estratégias adequadas às situações concretas;
  • Ação Social Escolar.

As medidas podem ser consultadas na íntegra aqui:

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/oficio-circularmena_agosto2020.pdf. 

 

Foi igualmente equacionado um modelo de receção/integração (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/guia_acolhimento_requerente_de_asilo_e_beneficiarios_de_protecao_internacional.pdf), que prevê:

  • Integração progressiva no sistema educativo português, com frequência, numa fase inicial, das disciplinas que a Escola considere adequadas;
  • Reforço da aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna e o seu desenvolvimento enquanto língua veicular de conhecimento para as outras disciplinas do currículo;
  • Apoio aos alunos por parte de equipas multidisciplinares da escola;
  • Apoio à integração de crianças no âmbito da Educação Pré-Escolar.

 

Para menores estrangeiros não acompanhados (MENA), que sejam acolhidos em centros de acolhimento, estão, ainda, definidas medidas a adotar fora do contexto escolar 

(https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/guia_acolhimento_mena_agosto2020.pdf)

como sejam, a integração em ambiente escolar de forma progressiva, de acordo com o diagnóstico sociolinguístico e em moldes a articular com os estabelecimentos de ensino; a aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna (assegurada pelo Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada de referência); o acompanhamento por equipa multidisciplinar no centro de acolhimento, constituída por docentes/técnicos especializados, psicólogos, assistentes sociais, intérpretes, monitores; entre outras.

 

Importa ainda referir as alterações recentemente introduzidas, por Despacho (https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/2044-2022-179188085), no funcionamento do Português Língua Não Materna, que permitem flexibilizar as formas de ensino da língua, potenciando formas diferentes de integração.

 

Está ainda disponível um acervo documental na página eletrónica dedicada a esta matéria, no portal da Direção-Geral da Educação, em: http://dge.mec.pt/criancas-e-jovens-refugiados-medidas-educativas.

 

A operacionalização destas ações é acompanhada por um grupo de trabalho constituído por diversos organismos do Ministério da Educação e por outras entidades, como o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

 

Por último, cidadãos migrantes, com idade igual ou superior a 18 anos, independentemente da situação face ao emprego, cuja língua materna não é a portuguesa, e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, podem frequentar Cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA). Estes cursos constituem-se como uma resposta às necessidades da aprendizagem da língua portuguesa por cidadãos migrantes que se fixem em Portugal e visam contribuir para o seu acolhimento e inserção socioprofissional, bem como para a prevenção da sua discriminação em função da origem. Os interessados em integrar os Cursos PLA deverão contactar a respetiva Escola, os Centros Qualifica ou o Centro de Emprego e Formação Profissional da sua área de residência, no sentido de proceder à respetiva inscrição e obter informações sobre os requisitos, datas de início e horários já disponíveis.

Matrículas 2025/2026

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O pedido de matrícula é apresentado, no Portal das Matrículas, com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças

(https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/)

As datas para as matrículas escolares no ano letivo 2025/2026 são as seguintes:

Ao abrigo do Despacho Normativo 2-B/2025, passa a ser obrigatória a escolha de cinco escolas, no ato de matrícula.

O pedido de renovação de matrícula pelo encarregado de educação ou pelo aluno, quando maior, só deve ser requerido no Portal de Matrículas quando haja lugar a:

  • transferência de estabelecimento,
  • transição de ciclo,
  • alteração de encarregado de educação
  • ou quando esteja dependente de opção curricular

Sendo que todas as restantes renovações operam automaticamente, nos termos do n.º 1 do artigo 8.º do Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, na sua redação atual. (Alínea 2, do Artigo 2.º, do Despacho n.º 3640-A/2025 de 21 de março).

Pré-escolar -   Jardim de Infância Luisa Ducla Soares
Escola Básica Professora Carmelinda Pereira (antiga Escola Básica do Alto de Algés)
do 1.º ao 3.º ano Escola Básica Professora Carmelinda Pereira (antiga Escola Básica do Alto de Algés)
do 4.º ao 6.º ano - Escola Básica Professor Carlos Neto (antiga Escola Básica de Miraflores)
do 7.º ao 12.º ano - Escola Secundária Professor Santana Castilho (antiga Escola Secundária de Miraflores)

          ♦ Documentação no Ato da Matrícula 

          ♦ Verificação da Área de Influência das Escolas 

          ♦ Guias de Matrículas do Município de Oeiras

Não dispensa a consulta da legislação em vigor:

         ♦  Despacho n.º 3640-A/2025 de 21 de março

         ♦  Despacho Normativo n.º 2- B/2025 de 21 de março (Procede à quarta alteração ao Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, com a redação dada pelo Despacho Normativo n.º 13/2024, de 23 de agosto)

Nota: Em caso de duvidas deverá entrar em contato com os Serviços Administrativos do Agrupamento.

  • Telefone 214123540
  • E-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dia do Agrupamento - Na Crista da Onda

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O Agrupamento de Escolas de Miraflores celebrou o seu dia de dedicado aos Oceanos "Na crista da onda", com o envolvimento de alunos e pais na organização de várias atividades e com a participação de alunos das várias escolas do Agrupamento. Ver aqui

Parabéns a toda a comunidade educativa!

#escolaazul

Pré-aviso de Greve – Trabalhadores da Administração Pública – 16 de maio

Informa-se toda a comunidade educativa que está prevista uma greve dos trabalhadores da Administração Pública para o próximo dia 16 de maio de 2025.

Neste sentido, alertam-se os pais e encarregados de educação para eventuais constrangimentos no normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Miraflores.

Agradecemos a compreensão de todos.

A Diretora Alice Simões 

O Concurso Municipal de Leitura – Oeiras 2025

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O Concurso Municipal de Leitura, este ano na segunda edição, tem como objetivo promover a leitura e o livro, valorizando competências literárias e comunicativas dos alunos de todos os níveis de ensino do concelho.

Na fase escolar, estiveram envolvidos mais de 100 alunos do 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, num trabalho de articulação entre as Bibliotecas e a disciplina de Português. No passado sábado, dia 10 de maio, decorreu a fase final, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco.

Continuar...

Feira Solidária Anjos de Misericórdia

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Jornal Digital - Atividades e Projetos da Ed. Pré-Escolar 2º Período 24/25

Jornal_Pré_Escolar_24_25_2ºp.jpg No âmbito das diferentes atividades e projetos desenvolvido nos  grupos da Educação Pré Escolar que fazem parte deste Agrupamento foi elaborado o Jornal  do 2º período para divulgação junto da Comunidade Educativa. Veja aqui