Exames Secundário 2.º fase - Reapreciações

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Integração de crianças ucranianas na Escola

PortugalForUkraine Letras

EDUCAÇÃO

 

  • Sou cidadão ucraniano e preciso de inscrever os meus filhos na escola, é possível fazê-lo de imediato?
    • Sim, têm acesso ao sistema de ensino público em condições idênticas às dos nacionais. O governo de Portugal tem uma política em que defende a inclusão de todas as crianças no sistema de ensino.
  • Sou cidadão ucraniano e pretendo frequentar o sistema de ensino português. O que devo fazer?
  • Grau escolar que tenho na Ucrânia, o que devo fazer?
    • Se tiver os diplomas/certificados de habilitações originais consigo deve:
    • Traduzir de forma certificada o documento para português.
    • Dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua área de residência e apresentar o documento original e a tradução certificada para iniciar o processo de matrícula escolar.

Todos os cidadãos estrangeiros menores, com idades entre os 6 anos e os 18 anos, têm direito ao acesso à Educação. Neste sentido, as crianças e jovens provenientes da Ucrânia serão integrados no sistema de Educação, tão rápido quanto possível, tal como acontece com qualquer outra criança e jovem que chegue ao País no decurso do ano letivo

 

Os moldes desta integração estão a ser delineados a nível nacional, tendo em consideração os resultados das auscultações feitas a entidades que possam contribuir de forma significativa para um processo ágil e simplificado de acesso à Educação.

 

No sentido de agilizar a integração, no nosso sistema educativo, de crianças e jovens beneficiários ou requerentes de proteção internacional, que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, foram estabelecidas medidas extraordinárias ao nível da:

  • Concessão de equivalências de habilitações estrangeiras e/ou posicionamento e inserção num dado ano de escolaridade e oferta educativa, com simplificação de procedimentos;
  • Integração progressiva no currículo português e reforço da aprendizagem da língua portuguesa;
  • Constituição de equipas multidisciplinares, com a missão de propor e de desenvolver estratégias adequadas às situações concretas;
  • Ação Social Escolar.

As medidas podem ser consultadas na íntegra aqui:

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/oficio-circularmena_agosto2020.pdf. 

 

Foi igualmente equacionado um modelo de receção/integração (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/guia_acolhimento_requerente_de_asilo_e_beneficiarios_de_protecao_internacional.pdf), que prevê:

  • Integração progressiva no sistema educativo português, com frequência, numa fase inicial, das disciplinas que a Escola considere adequadas;
  • Reforço da aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna e o seu desenvolvimento enquanto língua veicular de conhecimento para as outras disciplinas do currículo;
  • Apoio aos alunos por parte de equipas multidisciplinares da escola;
  • Apoio à integração de crianças no âmbito da Educação Pré-Escolar.

 

Para menores estrangeiros não acompanhados (MENA), que sejam acolhidos em centros de acolhimento, estão, ainda, definidas medidas a adotar fora do contexto escolar 

(https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/guia_acolhimento_mena_agosto2020.pdf)

como sejam, a integração em ambiente escolar de forma progressiva, de acordo com o diagnóstico sociolinguístico e em moldes a articular com os estabelecimentos de ensino; a aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna (assegurada pelo Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada de referência); o acompanhamento por equipa multidisciplinar no centro de acolhimento, constituída por docentes/técnicos especializados, psicólogos, assistentes sociais, intérpretes, monitores; entre outras.

 

Importa ainda referir as alterações recentemente introduzidas, por Despacho (https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/2044-2022-179188085), no funcionamento do Português Língua Não Materna, que permitem flexibilizar as formas de ensino da língua, potenciando formas diferentes de integração.

 

Está ainda disponível um acervo documental na página eletrónica dedicada a esta matéria, no portal da Direção-Geral da Educação, em: http://dge.mec.pt/criancas-e-jovens-refugiados-medidas-educativas.

 

A operacionalização destas ações é acompanhada por um grupo de trabalho constituído por diversos organismos do Ministério da Educação e por outras entidades, como o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

 

Por último, cidadãos migrantes, com idade igual ou superior a 18 anos, independentemente da situação face ao emprego, cuja língua materna não é a portuguesa, e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, podem frequentar Cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA). Estes cursos constituem-se como uma resposta às necessidades da aprendizagem da língua portuguesa por cidadãos migrantes que se fixem em Portugal e visam contribuir para o seu acolhimento e inserção socioprofissional, bem como para a prevenção da sua discriminação em função da origem. Os interessados em integrar os Cursos PLA deverão contactar a respetiva Escola, os Centros Qualifica ou o Centro de Emprego e Formação Profissional da sua área de residência, no sentido de proceder à respetiva inscrição e obter informações sobre os requisitos, datas de início e horários já disponíveis.

Matrículas para o Ano Letivo 2024/2025

Os EE deverão efetuar a matrícula através do Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/)

As datas para as matrículas escolares no ano letivo 2024/2025 são as seguintes:

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  • Pré-escolar e 1.º ano do ensino básico - de 15 de abril até 15 de maio;
  • 2.º, 3.º, 4.º, 5.º anos do ensino básico - de 6 de julho a 12 de julho;
  • 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anosde escolaridade de 22 de junho até 2 de julho;
  • 10.º e 12.º anos de escolaridade de 15 de julho a 20 de julho.

Escolas do Agrupamento

Pré-escolar - Jardim de Infância Luisa Ducla Soares
-  Escola Básica do Alto de Algés
1.º Ciclo (do 1.º ao 3.º ano) - Escola Básica do Alto de Algés
1.º, e 2.º Ciclo (do 4.º ao 6.º Ano) - Escola Básica de Miraflores
3.º Ciclo e Ensino Secundário (do 7.º ao 12.º Ano) - Escola Secundária de Miraflores

          ♦ Documentação Obrigatória no Ato da Matrícula

          ♦ Verificação da Área de Influência das escolas

           Guia para Matriculas Escolares (Portal de Matriculas)

          ♦ Guias de Matrículas do Município de Oeiras

Consulte a legislação em vigor:

          ♦ Despacho n.º 4506-A/2023

          ♦ Despacho Normativo n.º 6/2018 (republicado pelo Despacho Normativo n.º 10-B/2021 de 12 de abril)

Informação

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Corta Mato Escolar 2023

Desporto_Escolar_Corta-mato.jpg Mais um ano com um dos maiores eventos desportivos do Agrupamento.
CORTA-MATO ESCOLAR
É já no dia 13 de dezembro de 2023!
Local: Escola Secundária de Miraflores.
Previsão do horário das provas:
• 9:30 - Juvenis Masculinos / Juniores Masculinos
• 10:00 – Juvenis Femininos / Juniores Femininos
• 10:20 – Iniciados Masculinos
• 10:50 – Iniciados Femininos
• 11:10 – Infantis B Masculinos
• 11:30 – Infantis B Femininos
• 11:50 – Infantis A Masculinos
• 12:00 – Infantis A Femininos
• 12:15 – 4º ano Masculinos
• 12:30 – 4º ano Femininos

 

Workshop “Educar pela Positiva”

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No dia 24 de novembro, na Biblioteca da Escola Básica de Miraflores, realizou-se o Workshop “Educar pela Positiva”, proposto pela Equipa do Projeto de Educação para a Saúde, da Escola Básica de Miraflores. Este Workshop, dirigido aos professores, foi dinamizado pelo formador Nuno Martins, fundador da Academia Educar pela Positiva. A sessão constituiu um momento de reflexão e partilha, com momentos de participação e interação dinâmica, resultante dos desafios lançados pelo formador.

A referência à sessão pode encontrar-se em: https://goo.su/6GdaI

Halloween na EB Miraflores e EB Alto de Algés 2023

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No dia 31 de outubro comemorou-se a efeméride  Halloween na Escola Básica de Miraflores e na Escola Básica do Alto de Algés. Os professores do grupo disciplinar de Inglês desafiaram os alunos a participar no Halloween Contest.

Os alunos maravilharam toda a comunidade escolar com os seus trabalhos horripilantesA exposição decorreu desde o dia 27 de outubro até ao dia 3 de novembro.

No dia 31 de outubro, os docentes do Grupo de EVT, contando com a colaboração de outros professores, encantaram os alunos com pinturas faciais assustadoras.

Ao longo da semana, todas as turmas participaram ainda no jogo Halloween Scavenger Photo Hunt.

Todas estas atividades podem ser visualizadas em:

Halloween EB Miraflores

Halloween Alto de Algés

Receção Alunos/EEs - 2023/2024

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Receção aos Encarregados de Educação do Pré Escolar (clique aqui)

Receção aos Encarregados de Educação do 1.º Ciclo (clique aqui)

Receção aos Encarregados de Educação do 2.º Ciclo (clique aqui)

Receção aos Alunos do 3.º Ciclo e Secundário (clique aqui)