Simulacro de incêndio na EB1/JI Alto de Algés

aa simulacro incendio 1  No dia 3 de novembro, pelas 9:30, começou a ver-se fumo vindo da cozinha da EB1/JI do Alto de Algés.
 aa simulacro incendio 2

Rapidamente foram acionadas as betoneiras de incêndio da escola, que avisaram todos os presentes do perigo iminente.

aa simulacro incendio 3

O fumo que saía do refeitório assustou algumas crianças, que acreditaram tratar-se de uma situação real.

aa simulacro incendio 4

assistente técnica Fernanda Brites contactou imediatamente os Bombeiros Voluntários de Algés e a PSP de Miraflores, a assistente operacional Graça Torres abriu os portões e os restantes assistentes operacionais abriram as portas dos diversos blocos.

aa simulacro incendio 5

Em menos de 4 minutos, todos os alunos, seguindo o respetivo chefe de fila, professores, educadoras, assistentes e um encarregado de educação, que estava na escola nesse momento, chegaram ao ponto de encontro definido.

aa simulacro incendio 6

Os professores e as educadoras traziam consigo as listas das suas turmas, para verificarem se não faltava ninguém.

aa simulacro incendio 7

Passado alguns minutos chegaram os Bombeiros Voluntários de Algés, a quem a assistente operacional Graça Torres, que os esperava junto ao portão, indicou o local do incêndio, para onde se dirigiram de imediato.

aa simulacro incendio 8

Os bombeiros, bem equipados, com os seus fatos, capacetes e mangueiras, extinguiram rapidamente o foco de incêndio e a situação foi controlada.

aa simulacro incendio 9

De seguida, todas as turmas visitaram o veículo tanque dos bombeiros.

aa simulacro incendio 12

O Comandante Carlos Carvalho dinamizou, pacientemente, umas interessantes e motivadoras sessões de sensibilização, respondendo às questões das crianças.

aa simulacro incendio 11

Estiveram igualmente presentes, mostrando-se sempre atentos e prestáveis, os agentes da PSP Elisabete Lopes e Hugo Santos.

aa simulacro incendio 10

No final, foi feita a avaliação do exercício, as entidades envolvidas e a coordenação da escola registaram os pontos fortes, encontraram solução para os pontos fracos e o Plano de Prevenção foi reformulado de modo a garantir a segurança das nossas crianças.