"Eu passo..." - exposição de trabalhos

eu passo junho 1

No início do ano letivo 2015/2016, o Projeto de Educação para a Saúde (PES) implementou, na EB de Miraflores, este programa dinamizado pela Associação Prevenir, com a duração de dois anos, acompanhando, assim, os alunos ao longo do 2.º ciclo do Ensino Básico.

eu passo junho 2

Partindo de uma intervenção educativa, no 5.º ano, que visava a promoção de hábitos de vida saudáveis e de competências psicossociais (autocontrolo, autoestima, gestão de emoções), no 6.º ano essa intervenção passa a ser mais específica e orientada para a resistência à pressão dos pares, a tomada de decisões, as temáticas da adolescência e da sexualidade e a prevenção do consumo de substâncias psicoativas, nomeadamente o tabaco e o álcool.

eu passo junho 5

Relativamente aos professores, o programa ultrapassou as expectativas inicias, tendo contribuído ativamente para o seu conhecimento destas temáticas e, sobretudo,  fornecendo bagagem metodológica para as trabalhar com os alunos.

eu passo junho 3

No presente ano letivo os temas foram trabalhados nas aulas de Educação para a Cidadania, tendo havido uma estreita articulação com os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais no 6.º ano, da qual resultou uma exposição de trabalhos em grupo com muita qualidade.

eu passo junho 4

Para os alunos, os principais beneficiários, o programa "Eu Passo!" foi um espaço de debate de ideias, de esclarecimento de dúvidas e, sobretudo de aferição de mudanças comportamentais - pressão dos pares, bullying, desresponsabilização, início precoce da atividade sexual e início do consumo de tabaco e álcool - com vista à diminuição de comportamentos de risco e ao aumento de comportamentos responsáveis.