Pão por Deus na EB de Miraflores

pao por deus 1

Esta tradição portuguesa tem origem no séc. XV, pois nessa época, no Dia dos Fiéis Defuntos, oferecia-se pão, bolos e vinho, como forma de pedir pela alma dos defuntos.

pao por deus 3

Este ritual foi reforçado a seguir ao terramoto de 1 de novembro de 1755, quando a população mais pobre de Lisboa aproveitou para sair à rua e bater à porta dos mais abastados, pedindo "Pão por Deus".

pao por deus 2

Atualmente a tradição é mantida pelas crianças, que pedem doces aos adultos.

pao por deus 6

pao por deus 4

pao por deus 5

Foi o que aconteceu na nossa escola, em que os alunos "mais pequenos" pediram o Pão por Deus aos do 2.º ciclo, na Biblioteca e na Coordenação da Escola, o que resultou num momento de partilha e interação entre toda a comunidade escolar.

Veja mais aqui.

saco pao por Deus 1

Os professores do 4.º ano receberam também, na Biblioteca, uma folha com um saco, onde se pedia aos alunos que desenhassem as oferendas que as crianças habitualmente recebem quando pedem o Pão por Deus.

saco pao por Deus 2

O assunto foi tratado na sala de aula e, após a conclusão da tarefa, algumas turmas deixaram a sua folha na Biblioteca para ser afixada.