Apresentação da obra "A Casa de Real"

apresentacao casa real 1

O autor destacou aspetos relevantes da sua infância, no concelho de Ponte de Lima, e da adolescência, que decorreu em Viana do Castelo, onde concluiu o Curso Geral dos Liceus. Descreveu depois, brevemente, o seu percurso profissional: terminou o curso de Professor de Educação Física em 1966, o mestrado em Ciências da Educação em 1994 e o doutoramento em Ciências da Educação - Formação de Professores em 2000.

Referiu, ainda, a sua vivência como docente da então Escola Preparatória de Miraflores e em escolas secundárias e instituições de ensino superior.

apresentacao casa real 2

Explicou que a aventura literária surgiu após a interpelação do neto, que lhe solicitou uma recolha de informações geracionais para um trabalho escolar, pois esse desafio levou-o à construção da sua árvore genealógica e a situações ficcionais.

apresentacao casa real 3

O Prof. Dr. Carlos Neto realçou a qualidade do escritor e o seu rigor narrativo, comentou o ambiente familiar à volta da lareira, as brincadeiras das crianças, o duro trabalho no campo e leu excertos da obra.

Foi lançado o desafio aos alunos do 4.º F de construírem, com a família, a sua árvore genealógica.