Semana da Leitura

semana leitura BE marco2018 1 semana leitura BE marco2018 3
 semana leitura BE marco2018 5 A 9 de março teve lugar o encontro com a escritora Marta Duque Vaz, que encantou a audiência com a leitura da obra A Sra. Clap e o Mundo na Palma das Mãos. Os alunos foram depois convidados a partilhar sentimentos que merecem aplausos. No final todos receberam o certificado de "aplausologista".
semana leitura BE marco2018 2 semana leitura BE marco2018 4
 semana leitura BE marco2018 12

Nos dias 12 e 13 andou à solta pela escola um menino que gostava muito de ler!...

Alguém viu um menino, aliás, às vezes um cowboy, ou um lobo, um príncipe, um sapo, uma árvore, um rei, um leão ou até um astronauta?

semana leitura BE marco2018 14

Era uma vez um menino que gostava muito de ler e entusiasmava-se tanto com os livros que se perdia dentro das histórias que lia. De tal forma que os pais, para o encontrarem, tiveram que viajar até umas ilhas muito distantes, para afinal descobrirem que ele estava no seu quarto a dormir.

semana leitura BE marco2018 6

No dia 12, um grupo de Amigas da Biblioteca das turmas A e F do 5.º ano, inspiradas pelo conto Monterrosso, de João Ferreira Oliveira, que celebra a magia da leitura, prepararam uma pequena dramatização sob a orientação da professora Colaboradora Voluntária da Bilioteca, Sofia Cunha.

semana leitura BE marco2018 7

Foi uma surpresa para o escritor, que se deslocou à escola para apresentar o seu livro aos alunos do 4.º ano.

Na assistência estiveram também os encarregados de educação das Amigas da BE, que foram convidados a assistir à sua apresentação.

semana leitura BE marco2018 8

No dia 13 coube às turmas E e F do 4.º ano serem brindadas com a visita do escritor.

Os alunos ofereceram-lhe um trabalho coletivo inspirado em Monterrosso e um livrinho com histórias ilustradas do conto A história do príncipe que inventou o abecedário, apresentado pelo autor em janeiro

semana leitura BE marco2018 9

João Ferreira Oliveira explorou um outro livro, Diário das Coisas Impossíveis, que aborda a questão de ser filho único ou ter irmãos.

semana leitura BE marco2018 10

O escritor falou também de um próximo livro a ser editado, A Serra e as Cidades.

No final houve uma sessão de autógrafos.

semana leitura BE marco2018 11

Esta atividade, dinamizada pela BE e prevista no Plano Anual de Atividades, foi proposta pela editora Máquina de Voar, do Concelho de Oeiras, que apoia os escritores de língua portuguesa.

semana leitura BE marco2018 13

A 14 de março o grupo de Amigas da BE apresentou a dramatização do conto Monterrosso às salas de aula das turmas E e F do 4.º ano.

Os alunos do 4.º E retribuiram com a leitura do poema que escreveram, inspirado no mesmo conto.

semana leitura BE marco2018 15

semana leitura BE marco2018 16