Pão por Deus - EBI 2018

DSCF8048

Esta tradição portuguesa tem origem no séc. XV, pois nessa época, no Dia dos Fiéis Defuntos, oferecia-se pão, bolos e vinho, como forma de pedir pela alma dos defuntos.

Este ritual foi reforçado a seguir ao terramoto de 1 de novembro de 1755, quando a população mais pobre de Lisboa aproveitou para sair à rua e bater à porta dos mais abastados, pedindo "Pão por Deus".

Atualmente a tradição é mantida pelas crianças, que pedem doces aos adultos.

Foi o que aconteceu na nossa escola, em que os alunos do 4.º ano pediram o Pão por Deus aos colegas das turmas do mesmo ano, na Biblioteca e na Coordenação da Escola, o que resultou num momento de partilha e interação entre a comunidade escolar.

Os professores do 4.º ano receberam também, na Biblioteca, uma folha com um saco desenhado, onde se pedia aos alunos que desenhassem as oferendas que as crianças habitualmente recebem quando pedem o Pão por Deus.
DSCF8013 DSCF8058