Semana da Cultura Científica na Escola Básica de Miraflores

Na atividade «Os alunos falam de Geologia…» foi contemplado um espaço dedicado à leitura do livro “O Avô e os Netos falam de Geologia”, do professor Galopim de Carvalho, explicações alusivas ao tema, visualizações diversas e manuseamento de amostras de rochas, abordando-se a Geologia numa perspetiva abrangente, atual e interativa, com a colaboração da professora Bibliotecária, Adriana Mendes.

01_geologia.jpg 02_geologia_rochas_biblioteca.jpg
03_geologia.jpg 04_geologia.jpg

Na atividade «Pesquisa de Nutrientes» monitores de todas as turmas de sexto ano dinamizaram atividades práticas para as turmas do quarto ano. Utilizando alimentos de consumo diário (pão, maçã, batata e noz) tentaram motivar nos alunos mais novos o espírito de investigação, ao mesmo tempo que se proporcionaram momentos de convivência/interação ativa com estímulo na comunicação, tentando possibilitar aprendizagens mais eficazes.

Semana_da_cultura_científica_pesquisa_de_nutrientes.jpg 01_A_pesquisa_de_amido_1.jpg
01_B_pesquisa_de_amido_2.jpg 01_C_pesquisa_de_amido_3.jpg
02_A_pesquisa_de_lipidos_1.jpg 02_B_pesquisa_de_lipidos_2.jpg
03_B_pesquisa_de_agua_2.jpg 03_C_pesquisa_de_agua_03.jpg
03_A_pesquisa_de_agua_1.jpg

Na atividade «Sessão sobre Alimentação Mediterrânea/Nutrição» os alunos do sexto ano assistiram a uma sessão sobre "Alimentação saudável, acessível e sustentável" dinamizada pelas estagiárias de Enfermagem e Nutrição. Foi igualmente apresentado o projeto "Baguitas", bolacha crocante com farinha de bagaço de uva, mel nacional e frutos secos, rica em fibra, desenvolvido pelas estagiárias de Nutrição da Universidade Lusófona, objeto de prémio ECOTROPHELIA, Portugal 2021. Confecionaram ainda, em sala de aula, biscoitos de vegetais que, alunos e professores tiveram oportunidade de degustar, obedecendo às regras emanadas pela DGS. Salienta-se a colaboração da «Saúde Escolar» através de materiais diversos preparados pelas Enfermeiras Estagiárias, sob a orientação da Enfermeira Rosa Franco e pelos recursos humanos – nutricionistas – que se disponibilizaram para a dinamização da atividade.

001_nutricionistas_baguitas_1.jpg
01_A_nutricionistas_baguitas_apresentacao.jpg 01_B_nutricionistas_roda_alimentacao_mediterranica_2.jpg
01_C_nutricionistas_valor_nutricional_alimentos_3.jpg 01_D_nutricionistas_bolos_legumes_4.jpg

A Semana da Cultura Científica decorreu de forma bastante positiva com os alunos a envolverem-se, com entusiasmo, em toda a dinâmica apresentada pelos professores envolvidos.