Semana da Cultura Científica - EB Miraflores

Avos_e_netos_falam_de_Geologia_Biblioteca_5ano.jpg

Na atividade «Os alunos falam de Geologia…» foi contemplado um espaço dedicado à leitura do livro “O Avô e os Netos falam de Geologia”, do professor Galopim de Carvalho, explicações alusivas ao tema, visualizações diversas e manuseamento de amostras de rochas, abordando-se a Geologia numa perspetiva abrangente, atual e interativa.

Nutrientes_6ano_4ano.jpg

Na atividade «Pesquisa de Nutrientes» alunos monitores de sexto ano dinamizaram atividades práticas com alimentos de consumo diário para as turmas do quarto ano, motivando nos alunos mais novos o espírito de investigação.

Agua_5ano.jpg

Na atividade «Propriedades da Água» foram exploradas propriedades físicas e químicas em atividade prática laboratorial. Os alunos do quinto ano tiveram, mais uma vez, a oportunidade de realizarem atividades práticas no laboratório que complementam as aulas.

Na atividade de «Microbiologia» os alunos do sexto ano tiveram oportunidade de observar microrganismos e realizar atividades relacionadas com a temática, sempre orientados por alunos monitores do décimo segundo ano, da disciplina de Biologia.

SCC_12ano_6ano_Bib.jpg SCC_12ano_6ano_Lab1.jpg SCC_12ano_6ano_Lab1.jpg

O mês/semana da Cultura Científica decorreu muito bem com toda a comunidade escolar da EBM a envolver-se com entusiasmo na dinâmica proposta pelos professores de Ciências Naturais da EBM e de Biologia do décimo segundo da ESM. Proporcionaram-se momentos de convivência/comunicação ativa que possibilitam aprendizagens mais eficazes e duradouras. A Biblioteca da EBM funcionou como um Laboratório Ativo de Aprendizagem, realçando-se a colaboração, sempre dinâmica, da professora Bibliotecária.