Atividades da Biblioteca da EBI em março

biblioteca marco2014 002

No âmbito da atividade prevista no Plano Anual de Atividades “O livro que li com o meu filho/filha”, na segunda semana de março, nas aulas de Português do sexto ano, alunos e pais divulgaram em sala de aula, ou na Biblioteca, o livro que leram em conjunto.

biblioteca marco2014 02

No dia 12 de março, duas mães e respetivos educandos estiveram na Biblioteca para partilhar com a turma do 6ºE os livros que leram em conjunto (Úrsula, a Maior, de Alice Vieira e Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach).

Em algumas turmas os alunos ofereceram uma pequena lembrança alusiva à atividade, a qual cumpriu todos os seus objetivos, num ambiente de partilha, de grande comunicabilidade e incentivo à leitura.

biblioteca marco2014 6

No dia 13 de março, alguns alunos, Amigos da BE, foram à sala de aula do 2.ºA ler o livro Leónia, devora os livros, de Lawrence Herbert, dando assim continuidade à atividade "Um conto em sala de aula".

Os alunos interagiram com entusiasmo, revelando-se muito interessados e respondendo às questões apresentadas. Um aluno fez referência a um livro que gostou de ler: O incrível rapaz que comia livros, de Oliver Jeffers. Foi ainda projetado A maior flor do Mundo de José Saramago, uma mensagem importante de proteção do meio ambiente.

biblioteca marco2014 006

Nos dias 18 e 20 de março, para comemorar a Semana da Leitura, Amigos da BE foram à sala de professores e à sala de aula das turmas dos 6.º B, C, D, E e H e do 5.ºD, apresentar uma adaptação do Manifesto Anti-Leitura, de José Fanha. Falaram de livros requisitados na Biblioteca que mais os impressionaram, motivando os colegas a frequentar mais assiduamente esse espaço para lerem e incentivando à requisição domiciliária.

biblioteca marco2014 5

Os livros apresentados foram: O caso do poeta dos mil nomes e Ti Lendas contou…/O Livro de Ponto, de José Lança-Coelho, Um rapto em Londres, de Manuela Ribeiro e Judy Moody, de Megan McDonald. Os alunos acompanharam com muito interesse e alguns manifestaram-se favoravelmente em relação às leituras apresentadas.

biblioteca marco2014 8

Dando continuidade à atividade “O que vou ser, quando crescer”, no dia 19 de março, um dia especial para o Pai, o Presidente do Conselho Fiscal da APEE, Luís Rocha, e encarregado de educação de um aluno do sexto ano, veio à Biblioteca envergando a farda nº1, falar para os alunos dos 2.ºA e B e do 3.º C sobre os vários ramos das Forças Armadas e, especialmente, da sua profissão de militar no Exército.

Os alunos foram muito participativos e apresentaram variadas questões que foram de imediato esclarecidas. No final, todos os alunos receberam uma pequena lembrança da sessão e, por sua vez, o dinamizador foi também presenteado simbolicamente com um marcador.

biblioteca marco2014 07

No dia 21 de março, pelas 13:30 horas, realizou-se, na Biblioteca, uma sessão comemorativa do Dia da Poesia, dinamizada por Clara Silva e Conceição Rolo e dirigida aos Amigos da BE e a outros alunos convidados. Alunos e professores construíram estrofes, a partir da 1ª letra de uma palavra, dando origem a acrósticos em poesia. Leram também poemas de vários autores: Um livro, de João Pedro Messeder, Era uma vez, de Ary dos Santos, Não quero, não e Canção de Leonoreta, de Eugénio de Andrade. Os alunos ficaram motivados para a leitura e escrita de poemas, tendo sido agendada uma nova sessão para o Dia Mundial do Livro (23 de abril) com a proposta de um trabalho de casa (escrita de um poema para o dia da Mãe, a comemorar em maio).

Na Biblioteca esteve patente uma exposição de livros relacionados com a poesia.

biblioteca marco2014 9

Também no dia 21 de março, em Comemoração do Dia da Árvore ou da Floresta, esteve patente uma exposição de livros na Biblioteca e foram afixados cartazes no exterior e no interior.