Restaurante MiraLetras

miraletras 2015 2  O almoço literário continua a ter como objetivos fornecer aos alunos um espaço lúdico e de aprendizagem, tendo em vista a divulgação de um conjunto de obras do fundo documental da Biblioteca e a mobilização dos participantes para tarefas complementares.
 miraletras 2015 3 Ao longo da semana de 12 a 16 de outubro, o chefe de cozinha do restaurante MiraLetras (a professora bibliotecária Lídia Mendes) foi dando as boas vindas aos clientes (os alunos) e apresentou a sua diversificada equipa (colaboradora voluntária de leitura, docentes e não docentes que trabalham na biblioteca, assim como os professores que acompanhavam as turmas).
 miraletras 2015 8

Num restaurante simulado, os alunos consultaram as ementas e fizeram os seus pedidos.

Essas ementas consistem em títulos de livros associados a possíveis leituras e escolhas alimentares.

miraletras 2015 4 No MiraLetras a conta não é paga com dinheiro, mas com letras, frases, períodos ou parágrafos, ou seja, os clientes de cada mesa dão uma opinião quanto ao seu funcionamento, referindo-se a pontos fortes e fracos e fazem sugestões.
 miraletras 2015 5

Foram momentos de estímulo à criatividade, imaginação, simulação e fantasia.

miraletras 2015 7

Anteriormente, a refeição literária tinha sido devidamente divulgada através de cartazes e correio eletrónico (com anexo de guião e calendário das turmas escalonadas para a visita).

miraletras 2015 10

Por proposta da professora Lídia Mendes, que estará presente na EB1/JI do Alto de Algés juntamente com alguns elementos da sua equipa para dar o apoio necessário, nos dias 19 e 20 de outubro abrirá pela primeira vez na Biblioteca dessa escola o Restaurante MiraPalavras, destinado aos alunos do 3.º ano, que estarão ao cuidado da professora Sandra Surgy, a quem desejamos o maior sucesso.