Pão por Deus

pao por deus 1

A tradição portuguesa de pedir gulodices é ancestral. Existem algumas semelhanças entre o nosso "Pão por Deus" e o "Trick or treat" norte-americano. Nos Estados Unidos é uma tradição pagã e as crianças batem à porta da casa dos vizinhos na véspera de Todos-os-Santos e dizem "doces ou travessuras". Em Portugal pedem "Pão por Deus" na manhã de 1 de novembro e ninguém é obrigado a fazer ofertas nem é molestado por não ter nada para dar.

Esta tradição cristã ganhou força depois do terramoto de 1 de novembro de 1755, quando as pessoas que perderam todos os seus bens na catástrofe se viram obrigadas a pedir Pão por Deus nas localidades que não tinham sido afetadas.

pao por deus 2  Na EBI a atividade foi coordenada pela professora bibliotecária e dinamizada pela colaboradora Voluntária de Leitura, Isabel Madaleno, a qual abordou a temática recordando o seu tempo de meninice.
pao por deus 3 Contou que na Benedita, onde vivia, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua de manhã cedo, em pequenos grupos, e andam por toda a povoação a pedir o "Pão por Deus". Ao fim da manhã regressam a casa com os seus sacos de pano branco cheios de ofertas que partilham com a família: deliciosas broas de milho ou de mel, castanhas, nozes, rebuçados, chocolates, romãs, maçãs e até dinheiro. São especialmente confecionados bolinhos típicos para esta data, feitos à base de farinha e erva-doce com mel (noutros locais com batata doce e abóbora) e frutos secos, como passas e nozes.
pao por deus 4  A professora Júlio Babo referiu que no Norte do país não se festeja o Pão por Deus e que só conheceu esta tradição quando veio viver para Lisboa.
pao por deus 5

Falou-se ainda das cantilenas usadas quando se batia às portas.

Os alunos foram então convidados a recitar uma delas e a bater com os punhos como se andassem eles de porta a porta a pedir o Pão por Deus:

pao por deus 6

"Truz! Truz! Truz

A Senhora que está lá dentro

Assentada num banquinho

Faz favor de s'alevantar

P'ra vir dar um tostãozinho"

pao por deus 7  Após alguma insistência, com os alunos a recitarem repetidamente esses versos surge alguém (a professora bibliotecária) que mostra aos alunos um carrinho com saquinhos de doces que foram imediatamente distribuídos por todos.
pao por deus 8

No final todos os participantes receberam uma ficha, para ser completada na sala de aula, contendo a imagem de um saco onde os alunos terão de desenhar e pintar as ofertas do dia do Pão por Deus e escrever um pequeno texto sobre o que fizeram relacionado com a tradição desse dia.

Caso não tenham festejado a data, terão de usar a imaginação.