Semana da Leitura

2016 semana leitura ebi 6 Nos dias 9 e 10 de março as atividades tiveram lugar no pátio. Foi lida uma adaptação do Manifesto Anti-Leitura, de José Fanha, para os alunos dos 4.º A, C e E, 5.º A, C e G e 6.º G, com acompanhamento musical a cargo de Teresa Gomes, do 6.º G, que executou o Concerto em Sol Maior, op. 7, n.º 2, 1.º andamento (Allegro assai) de Antonio Vivaldi.
 2016 semana leitura ebi 1

De seguida, as Amigas da BE do 5.º C e do 6.º G divulgaram livros do seu agrado, tendo lido excertos de alguns deles: Uma aventura no bosque, de Ana Magalháes e Isabel Alçada; Matilde, de Roald Dahl; O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, A cidade dos deuses selvagens, de Isabel Allende; Gosto de ti, de Bénédite Carboneil; Maria e Sebastião visitam um reino distante e aprendem as boas maneiras, de Sara Rodrigues.

2016 semana leitura ebi 8

Por fim foi lida a história O beijo da palavrinha, de Mia Couto.

2016 semana leitura ebi 2

No dia 9 de março houve uma introdução encenada através da fazedora caçadora de sonhos, Ana Monteiro, que maravilhou os presentes, criando um ambiente mágico para a história O beijo da palavrinha

2016 semana leitura ebi 4

Falou de um menino chamado António Couto, que andava pela praia da cidade da Beira, em Moçambique, com areia nos bolsos a apanhar conchas, búzios e palavras mágicas, que ia guardando para não se perderem. O menino adorava gatos, ficando por isso a chamar-se Mia Couto.

2016 semana leitura ebi 5

A obra O beijo da palavrinha foi lida pela contadora de histórias Paula Afonso, que encantou a assistência. Antes do conto, Paula Afonso fez referência à vida e obra do escritor Mia Couto, que também foi jornalista e biólogo (estudou o impacto ambiental, com vista a evitar desastres ecológicos). Por fim, os alunos que não receberam as palavras mágicas foram convidados a retirá-las do caçador de sonhos, sob a forma de corações em origami e com elas foram construindo um manto de palavras.

2016 semana leitura ebi 7

No dia 10 de março, o conto foi lido no pátio, com arte e mestria, pela Colaboradora Voluntária de Leitura, Isabel Madaleno e os alunos interagiram apresentando questões sobre a obra, tendo cada um recebido "palavras mágicas" de Mia Couto.

coro leitores 4

No mesmo dia realizou-se na Biblioteca uma ação de formação, "Coro de Leitores", com a duração de 90 minutos, para os alunos do 6.º A, acompanhados pela professora de Português.

coro leitores 3

Esta ação com o formador Rodolfo Castro, proposta pela Dra. Marta Silva, da DBDI - Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, Biblioteca Municipal de Algés, teve como objetivo trabalhar uma história escrita como se fosse uma partitura musical para ser lida em voz alta de forma grupal

coro leitores 2

Foi desenvolvido um trabalho de criatividade vocal, expressão gestual, precisão corporal e leitura sincronizada em voz alta. O grupo criou uma partitura para a leitura em voz alta, ensaiou e realizou a leitura expressiva.

coro leitores 1

Os alunos participaram interessados, interagindo de forma muito dinâmica com o formador e aperfeiçoaram a leitura em voz alta.

pedro leitao 3

Na mesma semana, os alunos dos 3.º A e B estiveram na Biblioteca da EB de Miraflores a participar numa sessão de divulgação da série do escritor e ilustrador Pedro Leitão. As aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho, promovida pela Delegada Escolar da Rede Escolar das editoras Asa e Gailivro, Sofia Padez.

Pedro Leitão, licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, ilustrou obras de diversos autores de literatura infantil, tendo avançado posteriormente com a sua própria série, cujo nono volume As misteriosas bolas brancas, foi publicado pela Gailivro em 2016.

pedro leitao 2

Depois da apresentação do livro O Leitão Azul, o autor fez uma ilustração para a Biblioteca, que entusiasmou os alunos, os quais colaboraram sempre que lhes foi pedido, lendo a história e dando vida à ilustração.

pedro leitao 1

Seguiu-se um momento de autógrafos e, para os alunos que posteriormente adquiriram uma das três obras disponíveis na Biblioteca, deixou um desenho autografado.

Foram momentos importantes de incentivo à leitura. Agradecemos a todos os que permitiram o êxito desta semana. Viva a Leitura!