Água até à última gota

agua paulo 2016 1

O Clube da Água e os SIMAS dos concelhos de Amadora e Oeiras desenvolveram ações de sensibilização em jardins de infância e escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos pertencentes a estes dois concelhos. O tema proposta para este ano letivo foi Água até à última gota.

agua paulo 2016 5

Durante as sessões pedagógicas, anteriormente aqui noticiadas, o RoadShow permitiu que os alunos visualizassem filmes sobre o tema, tendo-lhes sido colocadas algumas questões para debate. Foi-lhes também transmitido, mais uma vez, a importância vital deste bem comum para a regulação da temperatura do corpo e o transporte de nutrientes para os vários órgãos, sendo ainda um elemento crucial para a existência de vida da Terra.

No culminar desta iniciativa, foi lançado às escolas, como repto, a realização de um trabalho alusivo ao tema, apelando sobretudo à criatividade. Estes trabalhos, no caso do 1.º ciclo, seriam elaborados em grupos de três alunos. Um grupo de alunos do 4.º D, do Prof. Paulo Jorge Correia, arrecadou o 1.º prémio, com um jogo de perguntas e respostas; e o 2.º lugar foi atribuído ao grupo de alunos do 4.º C, da Prof.ª Amélia Almeida, com uma reportagem em vídeo.

agua paulo 2016 4

1.º prémio - 4.º D

Bernardo Curto Figueira

Belizário Amado Monteiro

Pedro Simões de Sá Rodrigues

agua paulo 2016 3

2.º prémio - 4.º C

Maria Leonor Cotrim

Maria Luísa Fernandes

Maria Lua Pinto

Os prémios foram entregues pelas mãos do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, bem como pelo Sr. Presidente do SIMAS, numa bonita cerimónia na Escola Sebastião e Silva, em Oeiras, onde estiveram também presentes o Diretor daquela escola e as famílias dos alunos.