Dia da Biblioteca Escolar na Escola Básica de Miraflores

dia bibliotecas esclares 5 As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimentos, não apenas através dos livros, mas também das atividades que aí se vão desenvolvendo. São, por isso, um espaço que os alunos devem aprender a utilizar.
 dia bibliotecas esclares 4

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, bem como promover o gosto pela leitura.

A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

dia bibliotecas esclares 6

A International Association of School Librarianship (IASL) definiu para outubro de 2016, Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o tema "Aprende a descodificar o teu mundo".

O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda-feira deste mês. Assim, para 2016, o dia 24 de outubro foi o estabelecido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.

dia bibliotecas esclares 1

Na Escola Básica de Miraflores teve lugar uma sessão cultural com a participação de três alunos da turma G do 6.º ano, que frequentam o Ensino Articulado de Música na Escola Nossa Senhora do Cabo: Pedro Figueiredo (violino), Tiago Pereira e Bernardo Pederneira (trompete).

dia bibliotecas esclares 2

Pedro Figueiredo interpretou "Concerto n.º1 in A Minor" de Jean-Baptiste Accolay.

Tiago Pereira e Bernardo Pederneira interpretaram excertos de "Evening Shadows" e  "Hino à Alegria"

dia bibliotecas esclares 3

Entre 24 e 27 de outubro todas as turmas da escola visitaram a Feira do Livro, acompanhadas de um professor.

Os livros à venda foram distribuídos de acordo com a faixa etária a que se dirigem e incluiam obras recomendadas pelo plano Nacional de Leitura bem como outras do interesse do público adulto.

dia bibliotecas esclares 7

A Feira do Livro proporcionou a aquisição de livros a preços mais vantajosos e permitiu a atualização do fundo documental da Biblioteca Escolar.

Agradecemos a toda a comunidade escolar o excelente contributo e apoio ao nosso esforço de valorização do conhecimento e de estímulo à leitura.