Concurso "Numeração Romana"

As professoras titulares e a professora de TIC (Oferta Complementar) propuseram um desafio aos alunos de 4.º ano: "Querem fazer um concurso sobre numeração romana?"

Sendo esta uma área complicada para alguns alunos, nunca se pensou que a adesão e o entusiasmo fossem tão grandes.

num romana1

Numa primeira eliminatória a turma foi organizada em pares de alunos, onde cada um escolhia um número árabe para o seu adversário converter em numeração romana. Quantos mais números acertasse, mais pontos somava.

Foi utilizado um jogo online, da Universidade de Coimbra: http://nautilus.fis.uc.pt/mn/romana/romana.swf

Foram apurados dois alunos por cada turma.

Na última semana de aulas do primeiro período os alunos apurados participaram na final para encontrarmos os melhores alunos da Escola Básica de Miraflores em numeração romana. Assim, foi realizada uma prova escrita onde prevalecia o maior número de respostas corretas e em caso de empate prevalecia o menor tempo de realização da prova.
num romana2 num romana3
Em primeiro lugar ficou a aluna Inês Pereira, da turma 4.º D. num romana6
Em segundo lugar ficou a aluna Margarida Pereira, da turma 4.º B. num romana5
Em terceiro lugar ficou o aluno Dinis Caneiras, da turma 4.º D. num romana4

Estão todos de parabéns pelo empenho e interesse demonstrado pela atividade.

Votos de Boas Festas!