Sabe quem foi Louis Braille?

L braille 1

Louis Braille nasceu a 4 de janeiro de 1809 e faleceu a 6 de janeiro de 1852, com apenas 43 anos.

Perdeu a visão aos três anos, frequentou o Instituto de Cegos de Paris e, em 1829, publicou o seu método, o  qual permitiu que as pessoas cegas pudessem ler e escrever.

L braille 2

A comemoração de 4 de janeiro realizou-se em duas sessões: uma dirigida às turmas C e E do quarto ano, outra à turma G do sexto ano.

Nestas sessões, os alunos foram sensibilizados para a importância da vivência dos cegos através da sua vida e obra. Tiveram ainda oportunidade de contactar com as várias etapas que sofreu o sistema inventado por Braille e aprenderam que o material utilizado para escrever é o seguinte: uma pauta interponto, onde se introduz uma folha de papel, a respetiva régua de duas linhas, que vai descendo ao longo da folha, e uma punção para fazer os pontos.

L braille 3

A informação transmitida pela Dra. Hermínia Robalo foi complementada com a projeção do filme "Louis Braille e o Alfabeto Braille", que sintetiza a vida e obra do inventor do código.

No final foi apresentada aos alunos uma folha com os símbolos do Alfabeto Braille aplicados à grafia da língua portuguesa.

L braille 4

Dado o interesse despertado pela temática, no dia 5 de janeiro foi projetado o mesmo filme às turmas D e F do quarto ano.