O Incrível Mundo dos Materiais

materiais alimentos 01

Transcrevemos, seguidamente, o relato dessa aula, redigido pelos seguintes alunos:

Matilde Sousa, do 6.º A; Beatriz Cascais, Simão Costa e Sofia Sousa, do 6.º G

Inês Costa, Maria Francisca Silva, Maria Sequeira, Ricardo Sousa. Sara Veiga e Teresa Oliveira, do 9.º D.

materiais alimentos 02

"Alguns alunos do 9.º D da Escola Secundária deslocaram-se à Escola Básica de Miraflores para realizar uma atividade prática laboratorial sobre os materiais  que constituem os alimentos a que chamamos NUTRIENTES.

Os alimentos que utilizámos foram: leite, clara de ovo, maçã, batata e azeite.

Fizemos juntos a pesquisa para descobrir em que alimentos encontrávamos amido, proteínas, lípidos e açúcar, que são nutrientes dos alimentos.

materiais alimentos 03

materiais alimentos 04

materiais alimentos 05

Utilizámos soluções químicas (indicadores) que alteravam a sua cor. Os alunos do 9.º ano ensinaram-nos que, se a solução química corasse de azul arroxeado, indicava que havia amido nesse alimento; se corasse de tijolo, havia açúcar; se observássemos uma mancha translúcida no papel de filtro, indicava a presença de lípidos; e se desse uma cor violeta, havia proteínas nos alimentos.

materiais alimentos 06

materiais alimentos 07

materiais alimentos 08

Depois de realizarmos a aula prática aprendemos que o leite e a clara de ovo possuem proteínas, a batata é rica em amido, o azeite contém lípidos e a maçã possui açúcar, que se chama frutose.

materiais alimentos 09

Foi uma aula extremamente interessante, onde se aprendeu muito sobre os nutrientes que fazem parte dos alimentos que ingerimos diariamente.

Os alunos do 9.º ano gostaram muito de participar e de dar uma aula diferente aos alunos do 6.º ano, que se mostraram muito interessados e respeitadores.

Referiram ainda terem-se sentido muito bem acolhidos."