4.ª Edição da Campanha de Limpeza do Areal de Algés

campanha limpeza praia 1

Este ano a atividade iniciou-se com uma sessão de esclarecimento sobre microplásticos, levada a cabo por três investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

campanha limpeza praia 2

Estas pequenas partículas podem resultar da fragmentação de plásticos de maiores dimensões, mas também podem encontrar-se em alguns produtos de higiene e cosmética (gel de banho, esfoliantes, etc.), sem que disso tenhamos conhecimento.

campanha limpeza praia 8

Antes de comprarmos este tipo de produto devemos, por isso, confirmar se as contêm ou não.

campanha limpeza praia 4

Os microplásticos, que muitas vezes se confundem com areia, são ingeridos pelos animais marinhos e entram na cadeia alimentar, podendo, em última análise, vir parar ao nosso prato!

campanha limpeza praia 7

São um problema ambiental grave para o funcionamento dos ecossistemas marinhos, mas também o são para a saúde pública.

campanha limpeza praia 3

Para além dos microplásticos, nesta campanha foram encontrados muitos outros plásticos e lixos diversos, como cotonetes, tampinhas, pneus e materiais de construção civil.

campanha limpeza praia 5

Mais uma vez o Agrupamento de Escolas de Miraflores deu a sua modesta contribuição para a proteção do Ambiente e reforçou a sensibilização de todos aqueles que participaram para a problemática do lixo marinho, que se vai agravando de ano para ano.

campanha limpeza praia 6

Queremos aqui deixar o nosso agradecimento a todos os que participaram e, em especial, ao IPMA pela colaboração que nos prestou este ano.