Visita à Lourinhã - Esm 2018

lourinha 1

Com o intuito de observar e identificar na natureza  de que forma as rochas e as suas características nos podem contar a História da Terra, os alunos elaboraram esquemas de cortes geológicos de duas praias. Através da análise desses esquemas e da aplicação dos princípios da estratigrafia, foi possível compreender que a zona da Lourinhã tem marcas importantes da abertura do oceano Atlântico.

Esse acontecimento criou as condições necessárias para que muitos dinossauros tivessem vivido nesta zona durante o período Jurássico da Era Mesozoica e as condições raras para que fossilizassem. Por esta razão têm sido encontrados muitos fósseis de dinossauros naquela zona, alguns dos quais os alunos  viram no Museu da Lourinhã.

lourinha 2 lourinha 3
Mas não foram só os dinossauros a fossilizar ali, também a existência de fósseis de corais revela que em tempos naquela região havia um ambiente marinho pouco profundo, com águas quentes e agitadas. A presença de carvão noutras rochas mostra que aquele terá sido também, noutros tempos, um ambiente terrestre com muitas árvores, razão pela qual os dinossauros procuraram aquele local.
lourinha 4 lourinha 5
Esta saída permitiu aos alunos aplicarem os conhecimentos  da Geologia de uma forma mais prática, reconhecendo a importância das rochas para a reconstitução da História da Terra.
lourinha 6 lourinha 7