Dia da Gentileza

No dia 13 de novembro, celebrámos o “Dia da Gentileza” no Agrupamento de Escolas de Miraflores. Uma iniciativa que teve como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância dos pequenos gestos gentis que podem transformar uma vida.

Nesta comemoração oferecemos, na Escola Secundária de Miraflores, pequenos cartões com mensagens e flores, expusemos no placard da sala de professores e em algumas salas da ESM textos alusivos aos benefícios da gentileza. Propusemos, ainda, a todo o Agrupamento, a visualização de dois vídeos (links abaixo) e a apresentação, aos alunos, de um texto de José Tolentino Mendonça.

img2 img gentileza
gentileza2 Muitos professores aderiram lembrando os seus alunos que, tal como podemos visualizar nos vídeos, nenhum gesto de gentileza poderá ser feito se as pessoas não estiverem dispostas a parar, a perder uns minutinhos preciosos da sua vida. Não paramos quando somos egoístas, quando não temos tempo para os demais, ou quando achamos que temos coisas mais importantes a fazer do que ajudar alguém.
A gentileza, associada muitas vezes a uma fragilidade, é a nossa grande força: a abertura ao outro, que vive centrado nos seus próprios interesses, implica uma grande coragem.
fullsizerender 1 Lembremo-nos de que esta abertura ao outro deve perdurar em cada um dos nossos dias que desejamos sejam plenos de atos gentis. 

https://www.youtube.com/watch?v=SdavBkDkmEc

https://www.youtube.com/watch?v=nwAYpLVyeFU

Equipa PES
Share