Cientistas vieram à ESM … falar de Líquenes!

A cientista começou por fazer uma breve apresentação sobre aspetos gerais dos líquenes, como a sua morfologia, formas de reprodução, utilizações pelo ser humano e utilização como biomonitores, ou seja, indicadores sobre a qualidade do ambiente.

De seguida houve uma parte prática com observação à lupa binocular e identificação de um líquen. Todos os alunos participaram nesta parte com grande motivação e interesse.

Líquenes 1 Líquenes 2
Por fim, realizou-se uma pequena saída de campo no pátio da escola para identificação e quantificação de líquenes.
Líquenes 4 Líquenes 5
Líquenes 3

Este contacto com o trabalho que é realizado em centros de investigação é fundamental para alargar os horizontes e promover a literacia científica dos alunos.

Muito obrigado à cientista que partilhou connosco os seus conhecimentos, os seus métodos e até as suas dúvidas!

Assim é a CIÊNCIA!