Lixo Marinho - E.S.M.

Fases do projeto:

. Recolha feita por alunos e professores em praias fluviais e costeiras.

. Sessão de apresentação e debate sob o tema geral, Genética de Populações e de Conservação, dinamizada pelos investigadores, Lounès Chikhi e Inês Carvalho, do IGC, e pela professora de Ciências Naturais, Susana Tavares.

. Com base na reutilização dos materiais recolhidos, foi elaborado um projecto no contexto das Artes Visuais, dinamizado pelas professoras Isabel Lourenço e Ana Tomás.

. A eleição da forma escolhida prendeu-se com o facto de a medusa, mãe d´água, vulgo “alforreca”, ser alimento de outras espécies, que frequentemente a confundem com os plásticos.

O facto de serem invertebrados sem cérebro e coração, possuindo apenas um sistema nervoso rudimentar que permite coordenar os seus movimentos e detetar alterações ambientais, proporcionou um debate com os alunos que acrescentou uma nota de ironia através da comparação com a composição de outros seres vivos, no universo da actualidade.

img1 img3 img2