O cinema de animação esteve de volta à escola secundária - BE

O_cinema_de_animação_esteve_de_volta_à_escola_secundária_2.jpg

Promover a literacia fílmica é também um dos objetivos do trabalho que a Biblioteca Escolar tem vindo a desenvolver, proporcionando aos alunos um contacto mais direto com o cinema de animação, suscitando análise e debate sobre os filmes.

Assim, decorreram no Auditório da escola, mas também em sala de aula, sessões, previamente escolhidas pelos professores, destinadas aos alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário.

Os alunos das turmas 7ºA e 7ºC visualizaram a curta-metragem de origem francesa, Le Souffleur de rêves (O Construtor de Sonhos), refletindo sobre o conteúdo e a forma da mesma, redigindo uma pequena apreciação crítica da animação.

Aqui fica a apreciação da Inês Simão, aluna do 7ºC.

"Neste texto, apresenta-se uma breve apreciação da curta-metragem «O construtor de sonhos», visualizada no âmbito da atividade «Cinanima vai à Escola». Realizado por Paul Denis, entre outros, «Le souffleur de rêves» conta a história de Gustave, um apaixonado construtor de sonhos, que ainda está a aprender o seu ofício. Durante o seu percurso, depara-se com o seu maior medo.

Esta animação cativa pelas imagens, cores e efeitos utilizados. Além disso, os sons e as paragens na ação não só despertam a nossa atenção como também nos provocam medo. Os desenhos estão bastante nítidos, realistas e bem conseguidos.

Porém, a história poderia ser mais clara. A sucessão das imagens, numa primeira visualização, é confusa. Também se houvesse legendas ou palavras-chave, o conteúdo poderia ser mais explícito.

Concluindo, vale a pena ver este vídeo e poderia até ter uma continuação!"

Nas turmas 8º D e E,os alunos visualizaram a curta-metragem Água Viva, enquadrada no trabalho de pesquisa sobre a preservação, limpeza e sustentabilidade dos oceanos, temáticas que estão a trabalhar no Domínio de Autonomia Curricular. Realçaram as imagens da animação, assim como a banda sonora e a mensagem veiculada.

No Ensino Secundário, os alunos das turmas 10ºC1, 11º E1 e 12º E1 tiveram oportunidade viajar pelo mundo da animação através das curtas metragens: E se…, Vândalos, Laços de Família e Dungeon. E muitas foram as reflexões, sentimentos, emoções, olhares, suscitados nesta viagem, partilhados numa interação muito gratificante entre alunos e professores. Eis alguns:

E se…– Esta curta metragem segue a vida após a morte de uma baleia. “Se pelo menos as baleias pudessem voar” é a frase que ressoa, após visualizarmos a impactante imagem da baleia morta a erguer-se no céu, à qual se juntam outras baleias. As baleias brutalmente assassinadas, ano após ano, para a alimentação humana… Podemos mudar hábitos culturais como o da alimentação na Islândia? Há alunos que acreditam que sim, e que a projeção de curtas como esta, inseridas em campanhas mais abrangentes de consciencialização nas escolas, podem fazer a diferença.

Vândalos – Numa cidade, dois vândalos do graffiti lutam sobre território contestado. Graffiti, arte ou vandalismo? Enquanto rivais, quando nos vemos ameaçados por terceiros, unimo-nos e tornamo-nos amigos?

Laços de Família – Eva é forçada, pelas tradições familiares, a roubar um artefacto para ganhar o seu direito de viver. Não escolhemos a nossa família. “Às vezes não há veneno mais tóxico do aquele que corre nas nossas veias, mas talvez sejamos corajosos o suficiente e encontrar a verdadeira cura em nós mesmos” são as palavras que ecoam em nós. Sim, quanta pressão sentem os alunos, às vezes, no sentido de irem ao encontro das expectativas dos pais.

Dungeon – “No futuro, todos terão direito a 15 minutos de fama”. Que pessoas famosas são uma referência para os nossos alunos? Quais os seus valores, características pessoais e objetivos com os quais se identificam? Que tipo de celebridade gostariam de ser?

Que viagem!

1Blog.jpg 2Livro.jpg3padlet.jpg4Face_Ler_mais.jpg5spotify.jpg