Miúdos a votos

miudos a votos A iniciativa é aberta a todas as escolas e os eleitores são, nesta escola, todos os alunos do 7.º ao 9.º ano. O processo desenvolve-se da seguinte forma: a biblioteca da ESM já se inscreveu, agora e até 16 deste mês os alunos devem apresentar o livro que escolhem como candidato. Para tal deverão dirigir-se à biblioteca da ESM e preencher o formulário.
Com esta iniciativa, pretende-se dar voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco consultados em decisões que lhes dizem respeito, e possibilita um processo de aprendizagem importante, que ajudará a formar cidadãos de pleno direito, uma vez que o processo é semelhante ao de umas eleições políticas: com recenseamento, apresentação de candidaturas, campanhas, votação e escrutínio de votos. Assim, os alunos devem fazer campanha pelo seu livro preferido, através de todos os meios habituais – cartazes, debates e outros.