S. Valentim / Mês dos Afetos na EBI

afetos 2014 lencos6 O Projeto de Educação para a Saúde (PES) e os professores de Ciências Naturais associaram-se à Biblioteca Escolar e, relembrando a tradição dos lenços de namorados, lançaram à comunidade escolar o desafio a que chamaram "Retalhos com Afeto".
 afetos 2014 lencos8 Alunos e respetivas famílias, professores e assistentes operacionais responderam com entusiasmo a esse desafio, trabalharam com afinco e surgiram verdadeiras obras de arte.
 afetos 2014 lencos3  O pai, a mãe, os irmãos, os avós, os amigos, os namorados e até os animais de estimação foram homenageados em mensagens repletas de sentimentos que, como diz a canção, entre embaraços, nem sempre encontram o momento ou o melhor modo para serem expressos.
 afetos 2014 lencos7

Em cada lenço, a criatividade está patente na diversidade de técnicas e materiais utilizados.

afetos 2014 lencos5

Os retalhos foram depois reunidos em painéis, organizados por turmas, e encontram-se em exposição em vários espaços da escola. Serão devolvidos aos seus criadores no final do ano letivo.

afetos 2014 lencos4 Uma vez que as fotos não fazem justiça à qualidade e diversidade dos trabalhos, não deixe de vir à escola para os admirar.
 afetos 2014 enf rosa 1 Ao longo de todo o mês, o PES e a equipa da saúde escolar ”UCC cuidar + de QUEIJAS” realizaram sessões em salas de aula dos 1.º e 2.º ciclos, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a temática dos afetos.
 afetos 2014 8 Na Biblioteca foram projetados filmes relacionados com esta temática.
afetos 2014 6 E os alunos deixavam depois as suas mensagens de afeto nos espaços a elas reservados.
 afetos 2014 7 A Hora do Conto, o Jogo dos Afetos, uma exposição de livros e a sugestão de leituras foram outros dos contributos da Biblioteca para a celebração do Mês dos Afetos.
 maca afetos 2014 1

A equipa do PES aderiu ainda ao projeto lançado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Ocidental e Oeiras, concorrendo a nossa escola com quatro trabalhos no âmbito do projeto "Maçã dos Afetos".

maca afetos 2014 2 Esses trabalhos, alguns deles muito originais, ficaram em exposição na Biblioteca.
 s valentim6

Por sua vez, os professores de Inglês propuseram aos seus alunos, para o Dia de S. Valentim, um concurso de trajos confecionados em materiais reciclados e subordinado ao tema: All you need is love, love is all you need.

afetos erica

Os preparativos, feitos com a devida antecedência, passaram pela formação de equipas, que incluíam modelos, costureiros e estilistas.

s valentim10

O entusiasmo foi grande e os resultados surpreendentes.

s valentim5 s valentim 2014 13
s valentim3 s valentim8
 s valentim11  Os modelos desfilaram na Biblioteca, acompanhados pela respetiva equipa de trabalho, e todos recitaram poemas de S. Valentim em inglês.
 s valentim 2014 16   O júri, composto por professoras de Educação Visual e de Educação Tecnológica, ficou encantado com o que viu e teve dificuldade em selecionar apenas três vencedores.
 s valentim 2014 15

Assim, acabou por se decidir pela atribuição de:

Três primeiros lugares ex aequo:

•  Inês Pereira - 6ºF

•  Joana Baptista, Inês Carvalhais, Inês Conde, Ana Sofia Garcia, Pilar Salavessa - 6ºC

•  Maria Ricou, Carlota Carvalho, Francisca Landureza - 6ºF
 s valentim 2014 12

s valentim 2014 3

s valentim 2014 8

Três segundos lugares:

• Inês Brito, Luísa Duarte, Manuel Machado, Leonardo Nunes - 6ºE

• Madalena Barrinha, Maria Gouveia - 6ºF

• Matilde Pitta, Sofia Fialho, Luísa Pereira, Joana Brito - 6ºE

s valentim9

s valentim12

s valentim7

três terceiros lugares:

• Rita Farinha - 6ºF

• Pedro Vale, Beatriz Mota, Marta Ramalho - 6ºE

• António Matos, Francisco Ferreira, Merveille - 6ºF

s valentim4

s valentim 2014 7

afetos bolo O ambiente foi de verdadeira festa e, neste dia, até os bolos eram corações.